- Área: 16000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, BM Consultoria em Esquadrias, Cebrace Vidros, Dacapo Revestimentos Cimentícios Especiais, Design On Divisórias, Di Martino Indústrias Metalúrgicas, Ecotelhado, FAB Pisos Elevados, Home Office Móveis para Escritório, IESA Soluções em Alumínio, Interface, Itaim Iluminação, Medabil, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Frente a um conjunto de pré-existências originalmente não articuladas, a proposta para o edifício é a de um elemento integrador de modo a criar uma reestruturação global de novos acessos e novas conexões. O partido considerou a premissa exposta no programa, que define a distinção entre dois setores para o edifício: um administrativo e um de eventos. A composição do edifício é definida por um bloco único – administrativo - sobre uma base - eventos.
A inserção no local buscou a diminuição da área de ocupação do terreno no nível do pavimento térreo. Neste pavimento, foi inserida uma grande praça de acesso principal com a intenção de criar um espaço público através da extensão do passeio, o que ainda enfatiza o caráter público do próprio edifício. A criação desta foi possível com a distribuição de três níveis de estacionamento em subsolo, cujo acesso dá-se pela via de menor tráfego.
A praça dá acesso à base através de um foyer, que conecta-se à área de eventos, criando a possibilidade de um uso único em ocasiões especiais. Como cobertura deste foyer, tem-se a laje verde, que age como a materialização das novas conexões entre o novo edifício e o conjunto de suas pré-existências. Sobre esta base, é inserido o grande prisma translúcido, que recebe o setor administrativo, enfatizando a horizontalidade do elemento único de composição
simples. Para seu uso, a premissa foi o máximo de flexibilidade, atingida através do uso de divisórias em vidro com possibilidade de fechamento por persiana. A criação de espaços flexíveis admite possíveis re-arranjos ao longo do uso do edifício.
Em termos técnico-funcionais, é estruturado em uma malha regular múltipla de
0,625m, sub-módulo de inúmeros componentes construtivos. O sistema estrutural adotado, numa malha de 10x10m, compõe-se de vigas metálicas e pilares em concreto em conjunto com lajes pré-moldadas e steel deck. O edifício é organizado em grandes vãos viabilizados pelo uso de um pórtico treliçado de aço com altura de três pavimentos, elementos presentes nas fachadas longitudinais do bloco. A amarração e rigidez dos mesmos são dados através de perfis metálicos transversais.
O fechamento externo das fachadas noroeste e sudeste é constituído por duas
camadas: esquadrias metálicas com vidros de segurança e uma tela de aço inox de translucidez controlada de acordo com a orientação de cada fachada. As camadas, separadas por uma passarela técnica, cria um espaço de transição em que acontece a ventilação ascendente, gerando conforto térmico para o espaço interior. O conforto lumínico, por sua vez, dá-se através do filtro de luz e consequente redução da incidência de radiação fornecidos pela tela. Por fim, a laje de cobertura com grama garante o isolamento térmico e diminui a demanda sobre as redes públicas pluviais, ao reter por algum tempo o volume de água recolhido.